Lula da Silva é ovacionado na COP27 no Egito e depois segue para Portugal

Após a sua participação na Cimeira Climática (COP27), onde o presidente eleito do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva foi ovacionado, Lula segue para Lisboa, onde terá um encontro com mais de 45 mil eleitores, no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), na cidade que é o maior círculo eleitoral fora do Brasil.

Em Lisboa, Lula venceu as eleições com 60% dos votos. Segundo o relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), de 2021, vivem em Portugal mais de 200 mil brasileiros, atualmente a maior comunidade de imigrantes no país europeu.

A visita de dois dias a Lisboa prevê visita em Belém com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e depois com o primeiro-ministro António Costa. Lula tem como objectivo reatar as relações bilaterais entre os dois países.

Discurso na COP27

O Presidente eleito do Brasil foi ovacionado em seu discurso no Egito, ao prometer que fará tudo o que for preciso para reduzir desmatamento na Amazónia e lutar contra as mudanças climáticas no centro de seu governo, a partir de 1 de Janeiro de 2023.

O discurso do líder do Partido dos Trabalhadores na COP27 está nas primeiras páginas dos principais jornais internacionais nesta quinta-feira 17. O jornal económico Les Echos afirma que Lula da Silva foi recebido “como uma estrela de rock”. O diário refere que uma multidão se aglomerou em Sharm el-Sheikh, no Egito, para ouvir o discurso do líder petista.

Outros títulos nas primeiras páginas: “Ele se entusiasma com o tema” (The Guardian); “Na cimeira climática, Brasil de Lula promete um novo dia para a Amazónia” (Washington Post); “Brasil regressa à luta contra as alterações climáticas” (El País); “Expectativas altas durante discurso exuberante de Lula na Cimeira Climática” (The New York Times); “Lula propõe a Amazónia como sede da COP de 2025” (Diário de Notícias).

O jornal centrista Le Monde afirma que Lula carrega uma mensagem de esperança “tanto para o povo brasileiro quanto para o planeta”. O Le Monde publica que uma das frases repetidas pelo petista na cimeira foi “o Brasil está de volta”.

O texto afirma a liderança de Lula também é importância na luta “contra a pobreza, a fome e em nome de uma nova ordem mundial fundada sobre o diálogo, a solidariedade e o multilateralismo”. 

COP30 no Brasil

Lula já terá conversado com António Gueterres, secretário-geral da ONU para realizar a COP30, em 2025, na Amazônia. “A maior floresta tropical do mundo é devastada pelo desmatamento e os incêndios, após quatro anos de governo de Jair Bolsonaro”, publica o Le Monde.

Emmanuel Macron acompanhou o discurso de Lula no Egito, enquanto se encontrava na Tailândia, para onde viajou para participar do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (Apec): “Desejo ardentemente que possamos ter uma COP na Amazónia, então apoio totalmente essa iniciativa do presidente Lula”, afirmou, citado pela RFI.

(Fonte: RFI)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.