Investigadores estudam impacto da COVID-19 nas Cooperativas de Solidariedade Social

O projeto “Coopvid – Aprendizagens e desafios para as Cooperativas de Solidariedade Social”, um estudo do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP), é apresentado no Porto na próxima quarta-feira, dia 26 de Julho.

Com o apoio da Confederação Cooperativa Portuguesa (Confecoop), a sessão formal de conclusão do projeto e apresentação dos resultados finais do estudo, coordenado por Deolinda Meira, terá lugar na Sala Nobre do CEOS, em São Mamede de Infesta, mas também em regime de livestreaming.

À frente da equipa do projecto, Deolinda Meira é professora do ISCAP/IPP, doutora em Direito e investigadora na área do Direito Cooperativo e Economia Social. Participou como membro da comissão redatorial para a revisão do Código Cooperativo Português.

Esta investigação estudou o impacto e os desafios que a pandemia, provocada pela COVID-19, teve nas cooperativas de solidariedade social, nomeadamente ao nível de serviços, gestão de recursos humanos, gestão dos recursos financeiros e transformação digital.

O evento, que pode ser acompanhado online mediante inscrição, visa ainda apresentar recomendações e estratégias para o futuro destas cooperativas de Solidariedade Social.

A Confecoop afirma em convite que o estudo “assume redobrado interesse perante o actual contexto da Ucrânia, do aumento das taxas de juros de referência, da crise inflacionista e de todos os impactos sociais e económicos decorrentes do momento que vivemos”.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.