Inteligência Artificial e a Sétima Arte

Raquel Azevedo *

A sétima arte, o cinema, a magia dos filmes, sempre teve como aliado o avanço da tecnologia. Permitiu e permite nos dias hoje continuar a criar e a alimentar a imaginação de todos nós.

Certo é que com este avanço da Inteligência Artificial, a velocidade acelerada tem vindo a acontecer. Pode e deixa muitos de nós, de certa forma, alarmados para o que poderá ser o futuro da sétima arte.

A inteligência artificial permite o som sincronizado, o avanço e rapidez das traduções, da legendagem, da escrita de argumentos e guiões. Sabemos que os robots já existem e em muitos setores já fazem parte da produção. A forma real como a AI cria e desenvolve a imagem é incrível, mas gritante de como podemos controlar?

Como criar regulamentação para não atingirmos um ponto sem volta a dar?
Será que na sétima arte postos de trabalho poderiam ser extinguidos?
Como vamos reagir se acontecer e o que faremos?

Muitas questões se levantam, as greves que foram e vão acontecendo, e que marcam o medo no meio do cinema são muitas.

O que é certo é que o ser humano sempre procurou mais e mais e diferentes descobertas. Mas para que haja um equilíbrio é necessário, na minha opinião, pensar como podemos fazer de forma a não varrer a magia e a criatividade do que é o cinema.

About the Author

Raquel Azevedo
* Raquel Azevedo é técnica multimédia, produtora, activista sindical e cinéfila.

Be the first to comment on "Inteligência Artificial e a Sétima Arte"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*