Docentes e investigadores do Instituto Politécnico de Bragança estão a colaborar com a ONU num projeto de formação na área das energias renováveis em São Tomé e Príncipe, a realizar-se entre janeiro e abril. A instituição de ensino superior ganhou o projeto de formação especializada nesta área, no âmbito do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).
Um grupo de sete docentes e investigadores encontram-se desde o final de janeiro em São Tomé e Príncipe a realizar várias formações, incluídas no programa “Implementation of the National Energy Sector Training Plan”, com o objetivo de contribuir para a diminuição da dependência do país de combustíveis fósseis e melhorar a qualidade da rede elétrica que, recorrentemente, falha. A rede elétrica débil obriga a necessidade de geradores privados que aumentam ainda mais a dependência energética.
As diferentes ações de formação em energias renováveis e transição climática são dirigidas a entidades governamentais e privadas de São Tomé e Príncipe e abrangem cerca de 300 participantes, de forma a que seja possível criar um mercado de pequenos produtores e que se possa dinamizar a instalação de mais capacidade de produção elétrica no país com recurso às energias renováveis”, explica Luís Frölen Ribeiro, coordenador do projeto. (Fonte: Jornal Nordeste)