Inspectores do SEF discutem o futuro da Segurança Interna com a extinção do organismo

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realiza nesta sexta-feira 23 um debate sobre o futuro da segurança interna no país, tendo em conta a extinção do serviço, apontada para o próximo mês de Outubro.

O evento tem lugar nesta sexta-feira, às 9 horas no auditório Óscar Soares Barata, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, subordinado ao tema “A Nova Arquitectura do Sistema de Segurança Interna – Pós Reafetação das Competências do SEF”.

Leia também: Pedidos de nacionalidade portuguesa por casamento beneficiam quem não vive em Portugal

Para Acácio Pereira, presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF), “todos os inspectores devem empenhar-se em minimizar os atritos que venham a ser causados pela entradas dos novos inspetores na PJ vindos do SEF”, afirmou em declarações ao JN.

O congresso terá as intervenções do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, da ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro e da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Recorde-se que a passagem dos inspectores do SEF para a Polícia Judiciária (PJ) é oficial desde a publicação do Decreto-Lei nº 40/2023, a 2 junho. A nova Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros, que vai funcionar sob a alçada do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, irá assumir parte das funções não policiais do SEF. (Fonte: JN e SCIF-SEF)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.