GNR reforça patrulhamento e apoio aos peregrinos à Santiago de Compostela em ano Jacobeu

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o arranque da operação “Bom Caminho”, que decorrerá até ao dia 31 de dezembro de 2022, com o objetivo de reforçar o patrulhamento de proximidade da Guarda, na proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela.

Isto inclui todos os percursos ao longo do Caminho Português, do Caminho Português da Costa e do Caminho Português Interior, através dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

A GNR pretende reforçar a sua presença nos “locais mais vulneráveis” à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização.

Ameaças reais
Recorde-se que há cerca de três meses, um homem foi apanhado a masturbar-se em frente a uma peregrina inglesa, em Barcelos. Mas é suspeito de ter importunado ali dezenas de outras mulheres. O homem conseguiu fugir, mas acabou por ser detido pela GNR de Barcelos, que tinha recebido mais de duas dezenas de queixas de mulheres importunadas sexualmente por um homem com as suas características físicas, sempre no Caminho de Santiago.

Ano Jacobeu
Espera-se um crescimento exponencial de peregrinos, porque este será um ano Jacobeu, considerado “ano santo de Compostela”. É celebrado desde o século XII, quando o dia 25 de julho, festa de São Tiago, coincide com um domingo, e nesses anos o número de peregrinos no Caminho é habitualmente maior. (Fonte: GNR e imprensa local)

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.

Be the first to comment on "GNR reforça patrulhamento e apoio aos peregrinos à Santiago de Compostela em ano Jacobeu"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.