Festival de animação de Annecy exibe curtas da cooperativa Bando à Parte

A cooperativa Bando à Parte – Animation Studios leva ao Festival de Cinema de Animação de Annecy, a curta “Percebes”. Em sua 48ª edição, até sábado 15 de Junho, o festival que é considerado o “Cannes” do mundo de animação, terá na sua secção oficial em competição os curta portugueses “Percebes”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, e ainda “Amanhã Não Dão Chuva”, de Maria Trigo Teixeira.

O primeiro, produzido pela coop BAP, em coprodução com a IKKI Films (França), conta uma história onde o ciclo de vida do conhecido crustáceo mostra o mar e a cultura urbana do Algarve como “background”, e junta duas realizadoras já conhecidas num novo projeto de animação, depois do curta “Água Mole”, de 2022.

Portugal é o país convidado deste ano do festival francês, com uma retrospectiva que apresenta mais de 60 animações, com curadoria de Fernando Galrito. Na edição do ano passado, o certame recebeu as duas primeiras longa-metragens de animação portuguesas, “Os Demónios do Meu Avô”, de Nuno Beato e “Nayola”, de José Miguel Ribeiro.

O curta “Percebes”, da BAP Produções, foi também selecionado para o Festival de Guadalajara, no México e acabou de voltar do AnimaFest de Zagreb, na Croácia. Em Annecy, paralelamente às exibições, o mercado das produções cinematográficas terá também uma forte presença portuguesa, com cerca de 18 estúdios de animação profissionais portugueses no pavilhão.

Veja o trailler do filme “Percebes”.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.