Por Bárbara Fonseca de Almeida
A violência doméstica é um tema que durante muito tempo foi omitido, abafado, não se quis comentar. Crescemos a ouvir que “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher” e acabamos por colaborar com este prejuízo à sociedade, pois este crime público além de prejudicar vidas e matar pessoas, também gera despesas e ocupa os órgãos de saúde, de segurança, de justiça e instituições sociais.
Mas o fato é que a história está a mudar, nestes dias 17 e 18 de novembro acontece o I Fórum Portugal Contra a Violência Doméstica. Organizado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, o evento está a ser transmitido em direto e pode ser acompanhado por toda a gente através do Facebook da CIG.
Barcelos se fará presente no dia 17 às 16:30h, com a participação da Coordenadora Geral do Grupo de Acção Social Cristã (GASC) Drª Célia Barbosa, no painel que discutirá o apoio psicoterapêutico à crianças e jovens na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.