Foi lançada recentemente a Base de Dados Social, uma plataforma de dados abertos integrada, que pretende fomentar o conhecimento sobre o sector da Economia Social. A maior parte destes dados tem origem na Conta Satélite da Economia Social, o estudo de referência do INE e da CASES.
Para além dos dados habituais que descrevem cada organização, esta nova plataforma pretende concentrar dados específicos necessários para o mundo dos negócios, como recursos humanos e classificação dos colaboradores (acionistas, associados e trabalhadores) e também dados financeiros e resultados.
Das 73.851 entidades já registadas,
93,4% são Associação com Fins Altruísticos (ACFA),
2,9% são cooperativas,
2,2% são organizações de subsectores comunitário e autogestionário (SCA),
0,9% são fundações,
0,5% são Misericórdias;
0,1% são associações mutualistas
Esta base de dados integrada para o sector social pretende servir ONGs, fundações, empresas vocacionadas para o impacto social, investigadores, e também investidores, fundos de investimento, agências governamentais, entre outros agentes económicos.
A plataforma Base de Dados Social faz parte dos projectos da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação ‘laCaixa’, o banco BPI e a Nova School Business & Economics (Nova SBE), que está a desenvolver a plataforma através da Nova SBE Data Science Knowledge Center.
A origem da iniciativa terá sido a constatação pela equipa da Iniciativa para a Equidade Social, coordenada por Joana Castro e Costa, que das poucas fontes de dados existentes, estas disponibilizam informação reduzida e desconexa, baixo nível de interação e fracas visualizações.
Ao captar e sobretudo sistematizar dados de organizações voltadas para fins sociais, muitas destas consideradas de Economia Social, esta ferramenta de “power databank” facilita a utilização destes dados para obter investimentos até mesmo do mercado financeiro, para além dos habituais financiamentos públicos.
É possível registar uma nova organização, que passa a fazer parte da plataforma de dados abertos acerca do ecossistema de impacto social português mais abrangente até então, em cumprimento com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. (Fonte: Iniciativa para a Equidade Social)