Entidades do sector social garantem reajuste das comparticipações da Segurança Social

As entidades representativas do Sector Social e Solidário (União das Mutualidades, CNIS, União das Misericórdias e Confecoop) celebraram esta quarta-feira, 6 de setembro, um memorando de entendimento com o governo que actualiza o valor das comparticipações da Segurança Social às instituições com respostas sociais.

As comparticipações financeiras são atualizadas em 6% nas respostas sociais de âmbito residencial e centro de dia e 3% nas restantes valências, como as referentes à infância. Nas estruturas residenciais para pessoas idosas a comparticipação financeira da Segurança Social passa para 523,29 euros por pessoa. Nos Centros de Dia, sobe para 155,82 euros por pessoa.

Estes aumentos acrescem à atualização de 5% de todos os acordos de cooperação para 2023 estabelecidos na adenda extraordinária ao Compromisso de Cooperação 2021/2022, celebrada em Dezembro de 2022.

O diferencial agora acordado será pago mensalmente a partir de Setembro, com retroativos desde Janeiro. Está também previsto um mecanismo para conversão dos contratos com as amas em regime permanente e a sua valorização salarial.

Este memorando de entendimento procede desde já o valor das comparticipações das respostas sociais, enquanto decorrem as negociações conducentes à celebração, até ao final do ano, do Compromisso de Cooperação para o biénio 2023-2024.

O Presidente da UMP, Luís Alberto Silva, que subscreveu o documento, considera que houve “uma articulação plena” entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e as entidades representativas do setor social, para “robustecer a capacidade das instituições no apoio às famílias que atravessam uma conjuntura de grandes dificuldades”.

Por outro lado, reconhece que “o governo está a fazer um esforço no sentido de concretizar o compromisso assumido no Pacto de Cooperação de progressivamente se alcançar a desejada repartição equitativa dos custos entre o Estado e o Setor Social”.

(Fonte: UMP)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores.

Be the first to comment on "Entidades do sector social garantem reajuste das comparticipações da Segurança Social"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*