O presidente da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), Luís Alberto Silva, anunciou esta semana a criação de um grupo de trabalho de associações mutualistas e profissionais do atuariado (estatística de cálculos em seguros), marketing e gestão de marca e design de comunicação para preparar propostas de modalidades de previdência social e poupança a submeter à apreciação das mutualidades.
O anúncio foi feito no âmbito do Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas, no passado dia 25 em Coimbra, acompanhado pelo novo Diretor-Geral da Direção-Geral da Segurança Social, António Santos Luiz.
Na conferência, moderada pelo coordenador de projetos da UMP, Edgar Diogo, intervieram Inês Veiga Pereira, docente de Marketing e Gestão de Marca do Instituto Politécnico do Porto (ISCAP), Vânia Silva, profissional de design de comunicação, António Martins de Oliveira, Presidente d’A Previdência Portuguesa e Pedro Barbosa, atuário.
O Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, exortou o movimento das associações mutualistas a “fazer evoluir o seu paradigma, adaptando a sua oferta de produtos e serviços e alargando as suas áreas de atuação.” Intervindo, à distância, o governante afirmou que no domínio tradicional da proteção social, “se justifica ponderar se há margem e condições para ir mais além”.
O evento centrou-se no tema da previdência social, um dos fins fundamentais do movimento mutualista, o interesse e o empenhamento das mutualidades no ajustamento, alargamento e comunicação do seu portefólio de modalidades de poupança e previdência.
(Fonte: UMP)