O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas será celebrado este ano, e pela primeira vez, no Peso da Régua, município do distrito de Vila Real, à beira do rio Douro.
O presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa mantém assim as comemorações do mais português dos dias ao Norte, nomeadamente na Régua, depois de ter referido nos últimos dias que há “interiores esquecidos” em Portugal. Rebelo de Sousa voltou a salientar o centralismo do país.
Este é também considerado o dia da Língua Portuguesa, dos cidadãos e das Forças Armadas. Durante o Estado Novo, e até ao 25 de Abril, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa, segundo a visão do fascismo de então.
Depois das cerimónias militares da parte da manhã, a celebração deste ano leva o “presidente Marcelo” a visitar a exposição das Forças Armadas, no Cais da Régua, e na cerimónia militar do arriar da bandeira nacional, na Praça do Município.
Já à noite, o chefe de Estado degustará os sabores da terra, com produtores de vinhos e produtos regionais, no auditório municipal. As comemorações oficiais encerram com um concerto no Jardim da Alameda dos Capitães, quando o presidente da República vai condecorar bandas militares.