Dia das Cooperativas de Crédito é assinalado com estudo sobre sua eficácia

Neste dia 19 de outubro celebra-se o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), com o tema “As cooperativas de crédito apoiam pessoas, impulsionam negócios e transformam comunidades”.

A data foi estabelecida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), e neste ano concentra-se como as cooperativas de crédito beneficiam os seus associados e as comunidades onde operam, através do seu modelo de negócios cooperativo.

Em Portugal, a Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (Agrimútuo) tem desenvolvido uma consulta pública sobre um anteprojeto de alteração do Regime Jurídico do Sector Cooperativo de Crédito Agrícola.

A ser aprovado, o actual Sistema Integrado de Crédito Agrícola Mútuo (Sicam) do Banco de Portugal transforma-se num grupo cooperativo de caixas de crédito agrícola mútuo, a ser integrado no capital social da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo.

Agrimútuo e representantes da Sicredi
estarão presentes em Torres Vedras,
na CICLP.

A Agrimútuo é uma federação de estruturas financeiras cooperativas bancárias sujeitas ao Regime Jurídico do Crédito Agrícola Mútuo e que representa várias Caixas de Crédito Agrícola, a maioria das quais centenárias que, em conjunto, disponibilizam dezenas de agências nas regiões do Bombarral, Chamusca, Leiria, Mafra e Torres Vedras.

Língua Portuguesa

No Brasil, o Sicredi divulgou este ano um estudo da série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito” denominado “A Efetividade do Cooperativismo”. O estudo analisou a importância do atendimento físico na inclusão financeira plena em 235 municípios atendidos, que não possuem balcões de outras instituições financeiras.

O Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) é um sistema de cooperativas de crédito brasileira, considerada a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina com mais de 120 anos.

Os resultados do estudo mostraram que a presença de cooperativas de crédito nos municípios resulta em um aumento de 5,6% na renda por pessoa, uma elevação de 6,2% no índice de empregos formais e um aumento de 15,7% no empreendedorismo local.

O cooperativismo se destaca também pelo seu alcance em municípios com poucos habitantes, em comparação com outras instituições que requerem uma população maior. Além disso, os associados que têm balcões em seus municípios consomem 25% mais produtos após dois anos, em comparação com os atendidos apenas pelo meio digital.

(Fonte: Agrimútuo e Easycoop)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.