A trabalhar sem parar há mais de um mês, desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, os voluntários da associação Amizade em Gondomar não baixam os braços no que toca a ajudar o povo ucraniano.
Depois das manifestações em frente à Câmara Municipal e ao consulado da Rússia no Porto, poucos dias após o início da guerra, começaram de imediato a procurar formas de ajudar o país. Anunciaram nas redes sociais que iam recolher roupas de inverno, sacos-cama e cobertores, lanternas, alimentos, medicamentos, primeiros-socorros e material higiénico, sobretudo.
Os bens, que atualmente continuam a receber, foram já enviados para a Ucrânia, mas também para países como a Polónia e a Eslováquia, que recebem diariamente milhares de refugiados. Várias empresas de setor alimentar e farmacêutico mostraram disponibilidade para prestar apoio à associação Amizade. De igual forma, várias redes de transporte asseguram as viagens de entrega de artigos, como as de transporte de refugiados até Portugal.
“Muitas empresas mostraram disponibilidade em ajudar a trazer pessoas nas fronteiras, para Portugal. Anunciamos nas redes sociais que temos disponibilidade para trazer 40 pessoas em tal dia, deixamos o nosso contacto e as pessoas falam connosco para reservar o seu lugar”, explica Nataliya Khmil, presidente da Associação Amizade.
Algumas das pessoas têm já contactos de familiares ou conhecidos em Portugal, mas para aqueles que não conhecem ninguém, a associação estabelece contacto com a linha de emergência e trata do processo de acolhimento em Portugal. Existe ainda, uma plataforma onde os portugueses podem registar a sua proposta de acolhimento de refugiados, nas suas casas.
Nataliya Khmil não teve a oportunidade de acompanhar nenhuma destas viagens por conta da quantidade de trabalho que está atualmente a ser desempenhado, mas não deixa de enaltecer e agradecer todo o apoio que diariamente recebe das pessoas que de alguma forma ajudam a Amizade.
Be the first to comment on "De donativos a transporte de refugiados – O apoio da Associação Amizade à Ucrânia"