O Município de Abrantes, no distrito de Santarém, aderiu ao mais recente projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo na área da Educação, o programa “ColorADD Social”, com foco na integração social de crianças com daltonismo.
O projeto vais ser desenvolvido em todas as turmas do 3º ano de escolaridade, do primeiro ciclo do ensino básico, incluindo cerca de 220 crianças.
Pretende-se que, através de um conjunto de atividades para alunos e professoras, estes compreendam quais as causas e as consequências das limitações provocadas por esta perturbação visual (cegueira da cor).
O principal foco é promover a inclusão social de forma a que os alunos que apresentem esta perturbação conquistem mais autoconfiança, autoestima, independência aquisitiva, autonomia e relacionamento interpessoal, contribuindo para a melhoria da aprendizagem.
O projeto nasceu da Associação ColorADD.social com o objetivo de proporcionar uma resposta ao problema do daltonismo, que afeta cerca de 350 milhões de pessoas no mundo, através de um código universal de identificação de cores, que permite reconhecer qualquer tipo e variante de cor. Esse código pode ser aplicado a materiais escolares, linhas de metro, etiquetas de roupa, entre outros. (Fonte: Mediotejo.net)