A criação de uma aliança, e modelos de governança, foi debatida em Nova Iorque por representantes da ONU com integrantes da CPLP. A iniciativa deve ser lançada no primeiro trimestre de 2022.
Uma coligação internacional para a promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis deve ser lançada em Março, numa parceria liderada pela Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).
O diretor de Cooperação do bloco da CPLP, Manuel Lapão, explicou numa entrevista à ONU News como jovens dos nove países-membros tem espaço de atuação na iniciativa.
“A população vulnerável sofre na pele, em primeiro lugar, as implicações das mudanças climáticas, da dificuldade de acesso a alimentos, do acesso à saúde, do acesso à escola, ao primeiro emprego e enfim. Esse de facto é um tremendo desafio para a CPLP”, concluiu Lapão.
“Na singularidade da nossa comunidade, sendo uma organização de concertação política e diplomática, temos que trazer os jovens para que a sua voz seja ouvida e as decisões incorporem aquilo são os seus problemas, os seus anseios e os seus desejos. E a partir daí, nós poderemos esperar que, provavelmente, essas políticas ao ser implementadas sejam conducentes a um melhor enquadramento da temática da juventude”, acrescentou.
Para além de encontros com os representantes dos Estados-membros da organização junto das Nações Unidas foram contactados os observadores Argentina, Canadá, Espanha, França, Índia, Itália, Japão, Namíbia, Peru e Turquia.
O conselheiro da ONU sobre Sistemas Alimentares e a Intersecção com o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Zachary Bleicher, avaliou com a CPLP a cimeira global sobre o tema realizada em setembro.
A CPLP é formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. (Fonte e foto: UN News)
Be the first to comment on "CPLP quer mais jovens na ação em favor da eficiência de sistemas alimentares"