Cooperativas francesas representam 25% do faturamento global das 100 maiores cooperativas

Um novo estudo encomendado pela Coop FR explora como as cooperativas francesas se comparam às cooperativas em todo o mundo

Conduzido pelo economista Olivier Frey para a Coop FR, o artigo analisa o Censo Global de Cooperativas de 2014 publicado pelo Secretariado do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, que mediu o tamanho e o escopo da economia cooperativa no mundo.

O World Cooperative Monitor também fornece uma análise do peso econômico (volume de negócios, setores de atividade) e social (emprego) das 100 maiores cooperativas a nível europeu e global.

A pesquisa de Frey descobriu que as cooperativas francesas representam 25% do faturamento global das 100 maiores do mundo, com US$ 344,75 bilhões, à frente da Alemanha (15,9%), Japão (11%) e EUA (10,1%).

Enquanto isso, a nível europeu, as cooperativas francesas representam 36,6% das 100 maiores cooperativas por volume de negócios. O estudo também descobriu que em 2019, das 100 maiores empresas cooperativas da Europa, 23 eram francesas, 14 alemãs e 12 holandesas.

As 100 maiores cooperativas do mundo empregam quase três milhões de pessoas, 2,5 milhões das quais na Europa. A França é a segunda nação no top 100 mundial em termos de emprego, com 613.351 funcionários em 13 empresas cooperativas. A Alemanha vem em primeiro lugar com 857.964 funcionários e a Suíça em terceiro com 223.522 funcionários.

A pesquisa aponta que as cooperativas francesas são abrangidas pela mesma lei há mais de 75 anos. Suas operações são auditadas regularmente, por meio do que é conhecido como “révision coopérative” – uma auditoria cooperativa.

A nível global os setores de atividade mais representados entre as 100 maiores cooperativas são agricultura e agroalimentar, comércio e banca; mas na França as cooperativas comerciais são as mais importantes em termos de volume de negócios. As cooperativas agrícolas e agroalimentares e os bancos cooperativos do país também têm um peso significativo.

O relatório também aponta que novos setores relacionados à transição ecológica e plataformas digitais estão surgindo. Acrescenta também que alguns desses setores podem entrar no top 100 no futuro, como plataformas cooperativas, cooperativas de energia, cooperativas de saúde ou cooperativas de alimentos saudáveis.

(Por Anca Voinea/Coop News)

About the Author

Diário 560
Jornal online em Língua Portuguesa especializado em Economia Social.

Be the first to comment on "Cooperativas francesas representam 25% do faturamento global das 100 maiores cooperativas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*