Cooperativas em destaque no Prémio Caixa Social da CGD

A quinta edição dos Prémios Caixa Social distinguiu o trabalho de 36 instituições sociais, no passado dia 17, com um prémio no valor global de 760 mil euros. Dentre estas, quatro são cooperativas, ao lado de diversas associações, misericórdias, IPSS, fundações e autarquias.

As áreas de intervenção envolvem Inclusão Social e Solidariedade, Prevenção e Cuidados de Saúde, Criação e Promoção de Emprego e Educação e Formação e Capacitação. O apoio à cooperativa CooLabora [na foto], por exemplo, será aplicado ao projecto Ferramentas para a Autonomia.

Este projecto, que pretende facilitar a inserção social e o acesso ao rendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade (sobreviventes de violência doméstica, migrantes e pessoas em situação de discriminação étnica), soma o apoio ao financiamento já atribuído da Fundação Calouste Gulbenkian.

As demais cooperativas são a Kairós (Cooperativa de Incubação de Iniciativas de ES), com um projeto para o Desenvolvimento da Criança em Risco e por uma Parentalidade Positiva, a Cooperativa Menosmuitomais, com o projeto Orquestra Parkinsound e a Entre Idades (Cooperativa de Solidariedade Social de Apoio e Proteção ao Idoso), com o projeto “Entre Idades Clínica”.

Nesta edição foram recebidas um total de 777 candidaturas, provenientes de todo o país, tendo sido consideradas elegíveis 741. Dentre os 36 projetos premiados, 32% das candidaturas são da área de Inclusão Social e Solidariedade; 36% da área da Prevenção e Cuidados de; 26% da área da Educação, Formação e Capacitação; 6% da área da Criação e/ou promoção de Emprego. (Fonte: CGD e Coolabora)

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.