A Cooperativa Coolabora abre as portas do n.º 53 da Rua Comendador Marcelino, na Covilhã, pelas 16 horas deste sábado dia 1 de Julho, para a exposição “Mulheres na Beira”, com o objectivo de estimular a visibilidade da produção artística das mulheres da, e para aquela, região.
A exposição será composta por obras das artistas têxteis Luísa Leão, Virgínia Garbin e Giulia Paz, artistas plásticas Rafaela Sales e Lisi Moresco, a cineasta Renata Ferraz, ilustradora digital Sara Cardoso e da fotógrafa Anna Petracca, com uma instalação.
Artista têxtil e doutoranda em Media Artes pela Universidade da Beira Interior (UBI), Luísa Leão é a responsável pela curadoria do evento, que contará não apenas com as obras das sete artistas, mas também com uma exibição cinematográfica e performances de música, poesia e leitura.
A exposição, que se estende até ao dia 30 de Julho, terá a presença da autora Carolina Rodrigues, a violoncelista Isabel e as performances de Amanita e Ana Leonor Morais, numa partilha de artes e vivências.
“Compreendendo a crescente diversidade de suportes, técnicas e perspectivas presentes na arte contemporânea e o potencial criativo da nova geração de mulheres artistas, é importante criar espaços de diálogo e pontes”, declara a organização, em nota-convite.
O propósito do projecto Mulheres na Beira é unir artistas de diferentes áreas para trocar experiências e dialogar também com o contexto não académico. Como cooperativa de intervenção social há 15 anos, a Coolabora assegura ainda a presença de empreendedoras do ramo gastronómico da Covilhã, como Janis Palácio, responsável pelos aperitivos salgados, e Beatriz Moraes, representando a Docinhos BLM.