No âmbito do Programa ATIVAR.PT, e diante um desafio do IEFP, a CoimbraMaisFuturo criou um Incubadora Social de Emprego. Esta é uma iniciativa que tem como foco promover a inserção profissional dos desempregados.
A primeira equipa arrancou oficialmente esta terça-feira com uma sessão na Escola Superior Agrária de Coimbra. É constituída por 20 desempregados, 14 mulheres e 6 homens, com idades compreendidas entre os 24 e os 54 anos, com níveis e área de formação completamente distintos.
As equipas vão sempre ser acompanhadas por um orientador para a procura ativa de emprego, durante um período máximo de cinco meses.
O processo é voluntário e também promove o “desenvolvimento de competências pessoais, sociais e digitais”, afirmou Regina Pinto, responsável da CoimbraMaisFuturo, uma associação de desenvolvimento local, com sede em Coimbra.
Está prevista a organização de uma segunda equipa ainda a realizar-se no segundo semestre do ano, com desempregados que se encontrem inscritos no IEFP Coimbra. Esta iniciativa está a ser implementada um pouco por todo o país, numa fase ainda experimental. (Fonte: Notícias de Coimbra)