Cabo Verde poderá ter fábrica de aviões com tecnologia checa

Uma empresa Aeronáutica Checa Cabo-Verdiana pretende nos próximos três anos produzir no arquipélago aviões para serem vendidos a outros países africanos.

A informação foi revelada recentemente na Cidade da Praia, durante a Feira Internacional Cabo Verdiana (FIC), com forte presença de empresas da República Checa e Eslováquia.

“Durante três anos vamos construir aviões em Cabo Verde, o que fazemos na República Checa. Vamos trazer engenheiros checos e técnicos e pretendemos também recrutar cabo-verdianos para irem fazer formação na fábrica na República Checa e produzir aviões com a mesma qualidade, aqui em Cabo Verde”, anunciou Mónica Sofia Duarte, da Câmara de Comércio Checo e Cabo Verdiana.

Ainda segundo esta responsável, as empresas checas pretendem nos próximos tempos investir em Cabo Verde um projecto avaliado em cinco milhões de euros para a produção de aviões no território cabo-verdiano.

Também a Algon, empresa checa de construção civil, já instalada na ilha de Maio, constrói uma gaiola de metal feita de alumínio e zinco, que protege do deslizamento de lama e erosão. Seu representante, Michael Nohejl, afirmou que o país “precisa no futuro de menos cimento e mais construção com pedras, porque temos bastante em Cabo Verde.”

O evento contou ainda com a presença de fabricantes europeus de bombas de calor, condensadores, água de nascente embalada, empresas ligadas a imóveis, construção civil, saúde, educação, finanças, e outras áreas.

O certame teve a participação de expositores da Sub-região da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). (Fonte: Câmara de Comércio Checo-Cabo-Verdiana)

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.

Be the first to comment on "Cabo Verde poderá ter fábrica de aviões com tecnologia checa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.