Brasil: Programa pretende fortelecer Cooperativismo na Agricultura Familiar

Teve lugar na última segunda-feira 22 o lançamento do programa Coopera Mais Brasil, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura. O objectivo da iniciativa é desenvolver acções integradas e sistemáticas de formação e capacitação dos agricultores familiares.

O projecto visa articular estratégias governamentais para fortalecer o acesso ao financiamento por parte das cooperativas, associações e agricultores familiares, a exemplo da consolidação “positiva” das coops nas regiões Norte e Nordeste, a partir da captação de mais recursos disponíveis por meio do programa.

O coordenador de Relações Governamentais da Organização das Cooperativas Brasileiras, Eduardo Queiroz, ressaltou que a participação do Sistema OCB no Coopera Mais Brasil está “em consonância com os princípios do cooperativismo”, e acrescenta que o projeto busca estratégias governamentais que incentivam a “produção de qualidade e agregação de valor as atividades desenvolvidas pelos produtores e suas famílias”, disse.

“As cooperativas que trabalham com agricultura familiar vivem de intercooperação. Uma ajuda a outra e, juntas, impulsionam boa parte da produção brasileira de alimentos.”

Luiz Alberto Pereira, OCB de Goiás

O ministro Paulo Teixeira declarou que as cooperativas representam a maior produção de alimentos no país. Ele enfatizou o desejo de fortalecer e fomentar o movimento, com foco no cooperativismo como uma força motora do país e um modelo significativo para uma sociedade com economia solidária. “É hora de dar destaque para essa grande parcela produtiva que impulsiona o desenvolvimento económico e social”, disse em discurso.

O presidente do Sistema OCB de Goiás, Luiz Alberto Pereira, durante o lançamento do projecto, afirmou a relevância dos futuros resultados que irão surgir com o programa Coopera Mais Brasil: “As cooperativas que trabalham com agricultura familiar vivem de intercooperação. Uma ajuda a outra e, juntas, impulsionam boa parte da produção brasileira de alimentos. Hoje, temos nas mãos a ferramenta que precisamos para traçarmos estratégias conjuntas e impulsionar ainda mais o desenvolvimento do sector”.

São parceiros do programa os ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura (MDA), Trabalho e Emprego (MTE); Desenvolvimento e Assistência Social (MDS); Meio Ambiente (MMA); Pesca e Aquicultura (MPA); Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Banco de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES); Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

(Fonte: OCB e MundoCoop)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.