A Associação de Estudantes Angolanos em Portugal, designada A.E.A.P., é uma organização nacional representativa dos estudantes angolanos que residem em Portugal. Esta Associação é de natureza académica, social e cultural, sem fins lucrativos, políticos e religiosos.
Inicialmente a Associação era denominada de União dos Estudantes Angolanos em Portugal – UEA, e localizava-se na Embaixada de Angola, na Avenida da República. Esta União tinha como principal foco associar a comunidade estudantil angolana em Portugal com as diversas Associações Académicas, Universitárias em Portugal, bem como o apoio aos diferentes níveis de ação para os estudantes recém-chegados em Portugal.
Mais tarde, o embaixador Mawete João Baptista concedeu instalações em Lisboa, onde se localiza a atual sede da Associação, de forma a melhorar a acomodação e o desenvolvimento das atividades, e com o intuito da Associação funcionar de forma autónoma, sem depender do horário de funcionamento da Embaixada. Nessa altura, mais concretamente em 1992, a AEAP foi legalizada juridicamente junto do Estado Português.
Atualmente a Associação tem como principal objetivo defender e promover os interesses dos estudantes angolanos e desenvolver atividades, visando estreitar cada vez mais os laços culturais entre Angola e Portugal e, também, estabelecer relações com outras organizações. Apesar do foco ser maioritariamente a nível social, académico e cultural nos estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e 38 anos, a AEAP alarga a sua atividade de forma a adaptar-se às necessidades dos jovens.
A integração a nível social preocupa-se em tentar enquadrar o estudante a nível académico e a nível profissional, através de um trabalho mais administrativo, em questões relacionadas com o cartão de utente, com vistos, com equivalências para a faculdade, entre outras.
A integração a nível académico também se promove através das parcerias da Associação que estão presentes nas várias regiões. Estas parcerias permitem que se realizem atividades de workshops, palestras e atividades culturais. Os workshops e as palestras têm como principal objetivo agregar valor na formação académica dos estudantes.
Por sua vez, a nível cultural, a Associação promove atividades culturais com o intuito de aproximar os estudantes da sua terra natal, com a realização de atividades relacionadas com a sua cultura, servindo assim como uma espécie de apoio emocional. Estas atividades são abertas a todos os estudantes, mas acabam por ter mais aderência pelos estudantes angolanos, pela questão da proximidade com a cultura.
O Presidente da Direção Nacional da AEP é Sivi Pedro, no entanto a Associação possui várias direções regionais. A Presidente da Direção Regional do Porto é Zilma Veloso, o Presidente da Direção Regional de Viseu é Célsio Queiroz, o Presidente da Direção Regional de Covilhã é Flávio Cambulo e o Presidente da Direção Regional de Bragança é Wilson Correia. Apesar da Associação não possuir direções regionais em todas as regiões, há representantes da Associação presentes em todo o país que procuram dar apoio e servir de ponte entre os estudantes e a Associação.
Relativamente ao futuro da AEAP, o foco passa por promover a parceria entre Portugal e Angola. Neste momento, o grande projeto para este ano é a criação de uma plataforma de recrutamento da associação e a realização de uma feira de habilidades.