Assembleia presencial da ACI aponta para reforço da identidade cooperativa e intercooperação

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI/ICA) realizou a sua Assembléia Geral em Bruxelas em 28 de Junho, com a presença de 200 delegados de mais de 60 países. Foi o primeiro evento presencial pós pandemia de Covid-19, aberto aos participantes de organizações membros da ACI. 

O presidente da ACI, o argentino Ariel Guarco, congratulou-se com o regresso aos eventos presenciais: “Esta é uma assembleia presencial, deixamos de lado a virtualidade e os eventos híbridos para nos encontrarmos face a face, abraçar e confraternizar”. 

Os delegados votaram o Plano de Actividades da organização para 2023, apresentado pelo presidente da ACI, que se concentrará na promoção da identidade cooperativa, no crescimento do movimento cooperativo, na cooperação entre cooperativas e na contribuição para o desenvolvimento sustentável global.

“Nos reunimos aqui, em Bruxelas,
sede da nossa organização,
que é a casa comum
do nosso movimento”

Ariel Guarco, sobre eventos presenciais

Como é praxe, esteve igualmente em votação a aprovação do relatório anual e contas da ACI relativamente ao orçamento de 2022 e 2023. Outro dos assuntos da agenda foi a aprovação da revisão dos Estatutos da ACI (AoA) para garantir que estejam em conformidade com o último Código Belga sobre Empresas e Associações. 

Graciela Fernández Quintas

A Assembleia também contou com a apresentação da nova vice-presidente Graciela Fernández Quintas, que havia sido recentemente eleita pela Assembleia Regional da ACI para a Cooperativas das Américas. 

Quatro candidatos indicados pelas Organizações Setoriais da ACI foram eleitos: Petar Stefanov, indicado pela Consumer Co-operatives Worldwide (CCW); Giuseppe Guerini, indicado pela Organização Internacional de Cooperativas Industriais e de Serviços (CICOPA); Bhima Subrahmanyam, nomeado pela International Cooperative Banking Association (ICBA); e Not Dong-Jin, nomeado pela Organização Internacional de Pescas Cooperativas (ICFO).

Para Guarco, a assembleia “é para mim o momento mais claro de exercício da nossa identidade cooperativa”, e salientou: “E nos reunimos aqui, em Bruxelas, sede da nossa organização, que é a casa comum do nosso movimento.” A próxima Assembleia Geral terá lugar em Nova Delhi, Índia, em 2024.

A Assembleia Geral contou com uma cerimônia de reconhecimento da Federação Nacional de Cooperativas Agrícolas (NACF) da Coréia, por seu apoio e doações. Já Illia Gorokhovsky, presidente da organização cooperativa ucraniana e membro do conselho da Cooperatives Europe, expressou agradecimentos aos cooperadores de todo o mundo por seu apoio aos cooperadores ucranianos durante a guerra.

(Fonte: ACI)

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.