ACI condena ataques e apela à paz em Israel e Palestina

O movimento cooperativo expressou solidariedade com todas as vítimas de ambos os lados do conflito e com as cooperativas da região de Gaza, após a escalada da violência, tanto em Israel como na Palestina. 

“Condenamos veementemente os ataques contra a população civil e o sequestro de civis”, afirmou em comunicado a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), presidida pelo argentino Ariel Guarco.

A instituição, que integra a mais de 300 organizações de 100 países de todos os continentes, emitiu um apelo a comunidade internacional “para que apoie os esforços diplomáticos em favor da reconciliação, a defesa do direito internacional humanitário e ao respeito dos direitos humanos”.

Por outro lado, a entidade também abriu um canal para ajudar as comunidades afetadas nos dois países, e apelou a todas as suas organizações associadas para que ajudem as suas congéneres em Israel e na Palestina, através de donativos que possam ser depositados em contas designadas para o efeito.

Do escritório global da ACI e do próprio presidente, eles têm conversado nas últimas semanas com representantes do movimento Kibutz de Israel, bem como representantes das três organizações cooperativas palestinas, todas integradas na ACI.

A ACI recorda a Declaração de Paz Positiva através das Cooperativas, aprovada em 2019. O documento se refere a uma paz baseada na “justiça económica, reconciliação e igualdade, a fim de criar um futuro sustentável”. (Fonte: ACI/Ansol / Foto: UN News)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.