Webinar internacional abre nova era na educação cooperativa ao incorporar componente política

O esforço educativo visa recuperar e revitalizar o potencial político transformador do cooperativismo.

Os educadores cooperativos argentinos Ana María Ramírez Zarza e José Yorg estão em concordância com a importância de incorporar a educação política como tema central na educação cooperativa. O tema será debatido internacionalmente no evento online “A Importância da Educação Cooperativa”, organizado pela Confederação Nacional de Cooperativas do Peru (ConfenaCoop).

O webinar decorre no dia 23 de Setembro, entre as 15 e às 18 horas (12 e às 15h em Portugal), em plataforma Zoom ou em video no Facebook, através de inscrição na ConfenaCoop. O evento tem ainda o apoio da National Cooperative Business Association (NCBA/Clusa) e a chancela da Agência Norte-americana para o Desenvolvimento (USAID).

Yorg afirmou que este é “o primeiro e fundamental passo no objectivo assumido pelo fórum do poder político cooperativo latino-americano de promover, precisamente, o poder político cooperativo e, portanto, na nossa opinião, constitui um passo pedagógico e didático curricular inovador na construção de uma nova cosmovisão do Cooperativismo no século XXI”.

“O que significa educar politicamente os cooperativistas? Como se pode articular a educação política com o cooperativismo”, disse por sua vez Ramírez Zarza, sugerindo que “quem quiser responder a estas questões deve saber que o esforço educativo visa recuperar e revitalizar o potencial político transformador do Cooperativismo”.

Lideranças políticas cooperativas

Uma educação cooperativa despolitizada “produz uma alienação do sujeito face a uma realidade dolorosa, produto das desigualdades e precariedade do povo”, segundo Yorg, que recordou que estas foram as motivações dos cooperativistas ingleses para criar o único Partido Cooperativo, em 1917, “porque compreenderam que a neutralidade política do Cooperativismo já não era uma opção face aos seus detractores”, salientou Yorg.

Ramírez Zarza especificou que “a liderança política cooperativa expressa uma visão de gestão e administração dentro de uma cooperativa e na sociedade, em vista do seu formidável potencial transformador e grande capacidade de solidariedade, gentilmente orientada para o bem do bem comum”.

“A formação política de quadros em gestão estratégica e táctica cooperativa constitui a formação necessária para a finalidade de uma formidável administração e gestão cooperativa de empresas. Assim, a política e a doutrina têm uma enorme centralidade na arquitectura de um movimento cooperativo dinâmico, e por isso, estamos a assistir a um momento histórico em que a política reaparece oportunamente para inaugurar uma nova era na educação cooperativa, incorporando a educação política”, concluíram.

(Fonte: La Voz Digital)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores.

Be the first to comment on "Webinar internacional abre nova era na educação cooperativa ao incorporar componente política"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.