Webinar internacional abre nova era na educação cooperativa ao incorporar componente política

O esforço educativo visa recuperar e revitalizar o potencial político transformador do cooperativismo.

Os educadores cooperativos argentinos Ana María Ramírez Zarza e José Yorg estão em concordância com a importância de incorporar a educação política como tema central na educação cooperativa. O tema será debatido internacionalmente no evento online “A Importância da Educação Cooperativa”, organizado pela Confederação Nacional de Cooperativas do Peru (ConfenaCoop).

O webinar decorre no dia 23 de Setembro, entre as 15 e às 18 horas (12 e às 15h em Portugal), em plataforma Zoom ou em video no Facebook, através de inscrição na ConfenaCoop. O evento tem ainda o apoio da National Cooperative Business Association (NCBA/Clusa) e a chancela da Agência Norte-americana para o Desenvolvimento (USAID).

Yorg afirmou que este é “o primeiro e fundamental passo no objectivo assumido pelo fórum do poder político cooperativo latino-americano de promover, precisamente, o poder político cooperativo e, portanto, na nossa opinião, constitui um passo pedagógico e didático curricular inovador na construção de uma nova cosmovisão do Cooperativismo no século XXI”.

“O que significa educar politicamente os cooperativistas? Como se pode articular a educação política com o cooperativismo”, disse por sua vez Ramírez Zarza, sugerindo que “quem quiser responder a estas questões deve saber que o esforço educativo visa recuperar e revitalizar o potencial político transformador do Cooperativismo”.

Lideranças políticas cooperativas

Uma educação cooperativa despolitizada “produz uma alienação do sujeito face a uma realidade dolorosa, produto das desigualdades e precariedade do povo”, segundo Yorg, que recordou que estas foram as motivações dos cooperativistas ingleses para criar o único Partido Cooperativo, em 1917, “porque compreenderam que a neutralidade política do Cooperativismo já não era uma opção face aos seus detractores”, salientou Yorg.

Ramírez Zarza especificou que “a liderança política cooperativa expressa uma visão de gestão e administração dentro de uma cooperativa e na sociedade, em vista do seu formidável potencial transformador e grande capacidade de solidariedade, gentilmente orientada para o bem do bem comum”.

“A formação política de quadros em gestão estratégica e táctica cooperativa constitui a formação necessária para a finalidade de uma formidável administração e gestão cooperativa de empresas. Assim, a política e a doutrina têm uma enorme centralidade na arquitectura de um movimento cooperativo dinâmico, e por isso, estamos a assistir a um momento histórico em que a política reaparece oportunamente para inaugurar uma nova era na educação cooperativa, incorporando a educação política”, concluíram.

(Fonte: La Voz Digital)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.

Be the first to comment on "Webinar internacional abre nova era na educação cooperativa ao incorporar componente política"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*