Vigílias e manifs em Portugal juntam-se ao Dia da Terra Palestina

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) assinala o Dia da Terra Palestina, dia 30 de Março, relembrando a greve geral e as grandes manifestações de 1976, contra a confiscação de terras palestinianas por parte de Israel, em que tropas israelitas assassinaram seis jovens palestinianos na Galileia.

Diversas acções de solidariedade estão previstas um pouco por todo o mundo, em especial em Londres, Berlin e Tel Aviv. Em Portugal, o CPPC prepara as acções a partir de Abril. Veja o programa:

3 de Abril, quarta-feira
18h – Vigília – Almada, no Largo Alfredo Diniz
19h – Ato público – Funchal, nas Portas da Cidade

6 de Abril, sábado
15h – Manifestação – Lisboa, da Embaixada de Israel à Assembleia da República

9 de Abril, terça-feira
18h – Concentração – Rio Tinto, Gondomar (entrada do Parque Urbano)

12 de Abril, sexta-feira
18h – Ato público – Viana do Castelo, à Praça da República

A data de 30 de Março tornou-se um marco na unidade patriótica do povo palestiniano em luta contra a ocupação por Israel de territórios palestinianos e pelo direito a uma Palestina livre e independente.

Há décadas que o CPPC tem vindo a denunciar a situação que se vive na Palestina, “onde Israel continua a sua brutal política de ocupação, colonização e opressão, privando o povo palestiniano do direito à justiça, à liberdade, à paz”, afirma o colectivo em nota a imprensa.

Recorde-se que após cerca de 180 dias de bombardeamentos e ataques militares, há registo de mais de 32,552 mortos e mais de 74,980 feridos, na sua maioria crianças e mulheres, segundo números divulgados pela administração do território.

O CPPC luta pelo fim imediato dos massacres, dos crimes, da política genocida de Israel, bem como o bloqueio à Faixa de Gaza, e ainda o fim da ocupação dos territórios palestinianos ilegalmente ocupados por Israel e da criação do Estado da Palestina, nas fronteiras anteriores a 4 de Junho de 1967.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.