Uruguai está a combater pandemia do coronavírus melhor que outras nações latino-americanas

O Uruguai está evitando a pandemia do coronavírus melhor do que outras nações latino-americanas. A baixa densidade populacional do país e um sistema de saúde robusto são grandes fatores para seu sucesso.

O país tem até o momento registados 20 mortos, 738 casos detectados de covid-19 e 579 recuperados.

Embora o Uruguai tenha registado números desproporcionalmente altos no início da pandemia, em meados de Março, com quase 400 casos confirmados, a acção concentrada na saúde pública conseguiu reverter os números. Na mesma altura, a vizinha Argentina tinha apenas 79 casos confirmados.

A América Latina está a sofrer com a pandemia COVID-19 há várias semanas. Junto com os Estados Unidos, aqueles continentes constituem o epicentro do surto global.

A exceção tem sido o Uruguai, que tem tido um registo impressionante no combate à doença em comparação com muitos outros países latino-americanos.

De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), o pequeno país sul-americano registrou 1.516 casos de infecção por coronavírus e 42 mortes por COVID-19 desde o início da epidemia em 13 de março.

“No início, o desejo de unidade nacional era fundamental. Todos os principais atores se reuniram para enfrentar a pandemia de todos os lados”, disse Giovanni Escalante, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Uruguai, em declarações à DW/Pressenza. Acrescentou que o país sempre se destacou pelo bom sistema de vigilância epidemiológica ativa. (Fonte: Pressenza e parceiros)

About the Author

Diário 560
Jornal online em Língua Portuguesa especializado em Economia Social.

Be the first to comment on "Uruguai está a combater pandemia do coronavírus melhor que outras nações latino-americanas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*