STP e Portugal assinaram programa de cooperação na área da Defesa

A assinatura de um novo programa de cooperação no domínio da defesa foi firmado durante a visita de Helena Carreiras, ministra da Defesa de Portugal, e o seu homólogo são-tomense Jorge Amado. O acordo foi assinado na sexta feira 9, em São Tomé

O documento prevê que Portugal e São Tomé e Príncipe reforcem acções de cooperação em vários domínios da defesa, até 2025. A formação dos militares são-tomenses é uma das prioridades.

A Saúde é uma das novas áreas no âmbito desta cooperação, o que irá permitir a capacitação dos militares são-tomenses em Medicina militar. Durante a visita, a ministra portuguesa foi conhecer as actividades em curso no Centro de Saúde Militar, no Quartel do Morro.

Portugal anunciou que pretende a participação de São Tomé e Príncipe e de outros países da CPLP em processos de formação, para realizar missões de manutenção da paz em nome das Nações Unidas.

Helena Carreiras reuniu-se ainda com o Presidente da República Carlos Vila Nova e com o Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus. Em declarações à imprensa, afirmou que a ONU “tem pedido a Portugal para colaborar na maior participação dos países de língua portuguesa em missões de paz”.

O ministro Jorge Amado afirmou que não pode deixar de destacar “o esforço de Portugal em apoiar-nos em diversos domínios, na formação dos são-tomenses em Portugal, na cedência de meios e equipamentos que têm permitido atenuar as nossas carências mais preocupantes”.

(Fonte: Téla nón e ONU)

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.

Be the first to comment on "STP e Portugal assinaram programa de cooperação na área da Defesa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.