Psicanálise: Clínica Social faz atendimentos online durante período de isolamento

Por João Fortes

O Centro Português de Psicanálise (CPP) – Associação Lacaniana Internacional, está a prestar atendimento online durante o período de isolamento, através do projeto da Clínica Social.

Trata-se de um programa que começou em janeiro, com o objetivo de democratizar o acesso à psicanálise, oferecendo valores flexíveis e de acordo com a possibilidade financeira de cada paciente.

Com as medidas de distanciamento social em vigor, o CPP decidiu adotar, temporariamente, o atendimento por meio de videoconferências e dispensando o processo de entrevista prévia.

Em seu funcionamento normal, a clínica realiza um atendimento que inicia com uma triagem, para depois encaminhar cada caso ao respectivo analista. Mas diante da impossibilidade da entrevista prévia e também pela angústia vivida por muita gente, o CPP está a agilizar este processo. “A pessoa entra em contacto, manifesta o desejo de começar e em seguida um dos analistas entra em contacto para marcar”, explica Conrado Machado, um dos sete psicanalistas que integram o projeto.

O profissional reitera a importância que a psicanálise pode ter neste momento em que estão todos isolados e a lidar com uma situação ímpar. “A psicanálise pode ajudar neste momento de isolamento, a lidar com o que todos estamos percebendo: um luto.

A vida e o mundo como viemos a conhecer nesse período histórico acabou e, depois desse isolamento, quase nada mais será como antes, porque é isso que acontece quando passamos por eventos que deixam uma marca.

A marca sempre exige uma coisa nova para responder a ela e seguir em frente, aceitar e trabalhar esse luto. Saber dessa marca é o meio que nós temos para não cair na melancolia e na paralisia que decorre dela. E é isso que a psicanálise tem como ética e prática”, discorre o psicanalista.

Além de Machado, participam do projeto os analistas Erica Azambuja, Joana Lamas, Maria Belo, Susana Travassos, Adauto Clemente e Lucas Nassif.

Os interessados podem contatar a Clínica Social através do e-mail: clinicasocial.cpp@gmail.com. Ou então através dos números: +351 912958987 e +351 912273365.

About the Author

Diário 560
Jornal online especializado em Economia Social