Primeira transmissão de rádio no Brasil decorreu na data nacional

Há 98 anos, o dia 7 de Setembro de 1922 marcou a primeira transmissão de rádio no Brasil, que ocorreu simultaneamente à exposição internacional em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, inaugurada pelo presidente Epitácio Pessoa. 

O então discurso do presidente, em meio ao clima festivo do evento, abriu a programação da exposição, tornada possível por meio de um transmissor de 500 watts, fornecido pela empresa norte-americana Westinghouse e instalado no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro.

Apenas 80 receptores espalhados na capital e nas cidades fluminenses de Niterói e Petrópolis acompanharam a transmissão experimental, que teve ainda música clássica, incluindo a ópera O Guarani, de Carlos Gomes.

À frente da iniciativa estava o cientista e educador Edgar Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira. “Segundo o depoimento do próprio Roquette Pinto, praticamente ninguém ouviu nada da transmissão, porque o barulho da exposição era muito grande”, conta o historiador Milton Teixeira. “Os alto-falantes eram relativamente fracos, mas mesmo assim causou uma certa sensação a transmissão do discurso do presidente Epitácio Pessoa e das primeiras músicas”, diz. (Por Paulo Virgílio, Agência Brasil; Edição: Marcelo de Andrade)

Leia o texto completo, publicado em 2012.

About the Author

Diário 560
Jornal online especializado em Economia Social

Be the first to comment on "Primeira transmissão de rádio no Brasil decorreu na data nacional"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.