Portugal pode fechar escolas e antecipar as férias de Páscoa para conter contágio

Condomínio em Wuhan recebe certificado de isenção ao Covid-19 (Foto: AgênciaXinhua)

O primeiro ministro António Costa falou à imprensa nesta terça-feira 10, e afirmou que “Se o Conselho Nacional de Saúde Pública decidir que a melhor opção é fechar as escolas, seguiremos essa sugestão e agiremos em conformidade; se a decisão for a de manter a metodologia atual, de encerrar apenas aquelas em que há focos, é o que faremos”.

António Costa admitiu os problemas na linha de Saúde SNS24, que chegou a estar “em baixo seis minutos”, e prometeu reforçar o serviço.

O governo decidiu ainda suspender até 24 de março todas as ligações aéreas com o território italiano, onde se regista o maior foco do Covid-19 da Europa, com 463 mortes.

O governo determinou a suspensão temporária das visitas hospitalares, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte. Os residentes nos concelhos Felgueiras e Lousada, do distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

Plano Nacional

A Direção-Geral de Saúde (DGS) apresentou esta terça-feira 10 o Plano Nacional de Preparação e Resposta para a doença por novo coronavírus (COVID 19). Trata-se de um documento estratégico de preparação e resposta a uma potencial epidemia pelo vírus SARS CoV 2.

Este Plano tem como referencial as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, sendo o documento de referência nacional no que respeita ao planeamento da resposta ao COVID 19.

A DGS tem divulgado relatórios diários de situação. Até à publicação desta notícia haviam sido confirmados 41 casos de infecção e outros 67 estavam ainda a aguardar resultados laboratoriais.

O que é o Covid-19

O novo coronavírus, intitulado COVID-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infecção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada, embora não se conheçam ainda mais pormenores.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.

Be the first to comment on "Portugal pode fechar escolas e antecipar as férias de Páscoa para conter contágio"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.