Países de Língua Oficial Portuguesa presentes aos 200 anos da Independência do Brasil

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido, sem honras de Estado, por Jair Bolsonaro no Palácio Itamaraty em Brasília. O encontro “correu muito bem”, afirmou o PR, “à medida dos 200 anos de História do Brasil”.

No encontro, que não durou mais do que 20 minutos, não se falou da campanha para a Presidência da República do Brasil.

No Itamaraty, onde está exposto o coração de D. Pedro IV (D. Pedro I do Brasil), conservado em formol e guardado na Igreja da Lapa, no Porto, foi trazido de Portugal para as comemorações do bicentenário da independência do Brasil.

O presidente português disse aos jornalistas ter contado a Bolsonaro que D. Pedro, “com menos de 35 anos, tinha nascido e morrido no mesmo quarto do Palácio de Queluz, atravessado o Atlântico mais de uma vez, sido imperador do Brasil, sido rei de Portugal, vencido uma guerra civil e depois, com o trono nas mãos de sua filha, morrendo de tuberculose, logo a seguir a essa vitória”.

CPLP

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, encontra-se também em visita oficial em Brasília, por ocasião das celebrações do bicentenário da Independência.

Zacarias da Costa esteve presente na Recepção Comemorativa no Palácio Itamaraty, no Desfile Cívico-Militar na Esplanada dos Ministérios, e ainda na Inauguração da exposição “200 anos de cidadania – O povo e o parlamento”, no Salão Negro do Congresso Nacional.

Estará presente na Sessão Solene pelo Bicentenário da Independência do Brasil, na Plenária da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional, onde também o presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que irá ainda compor a mesa da Sessão Solene comemorativa do bicentenário no Senado Federal, na manhã do dia 8 de Setembro.

(Fonte: Agência Brasil e CPLP. Na foto, o Museu do Ipiranga, na Vila Monumento.)

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.

Be the first to comment on "Países de Língua Oficial Portuguesa presentes aos 200 anos da Independência do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.