Operadores económicos na ilha do Príncipe estão a aderir ao sistema e-factura

São-Tomé, 14 Fev. ( STP-Press ) –  O Director são-tomense dos Impostos,  Engrácio da Graça, declarou quinta-feira na ilha Príncipe que “os operadores económicos na Região Autónoma do Príncipe estão a aderir de forma entusiasta o sistema e-factura” introduzido este ano no sistema financeiro do País.

 “ De uma forma geral os operadores económicos na Região Autónoma do Príncipe estão a aderir de forma entusiasta o sistema e-fectura” disse Engrácio da Graça na ilha do Príncipe no âmbito da implementação do novo sistema e-factura no mercado financeiro são-tomense.     

Tendo afirmado que “ nós estamos a incentivar os operadores económicos para que possam emitir as factura, directamente, no portal e-factura,”- Graça sublinhou que “ mas entretanto, há operadores, pequenos empreendimentos que vão utilizar os blocos de e-factura”.

 “Neste caso de emissão por blocos de e-factura, está identificado um agente que tem estado a apoiar justamente com uma gráfica em São-Tomé”, – sustentou o director dos Impostos.

Quanto a situação dos pescadores, palaiês e agricultores, Engrácio da Graça relevou a existência de parcerias de apoio por parte dos empreendimentos turísticos que têm estado a ajudar esses operadores na emissão das suas e-fatura entre outras iniciativas visando êxito na implementação deste novo sistema.

Sendo um novo sistema de facturação eletrónica, em que os agentes económicos estão obrigados a emitir facturas em todas transações tem por finalidade promover o cumprimento voluntário das obrigações fiscais, combater fraude, elisão e evasão fiscais através da comunicação eletrónica dos elementos das facturas entre outros objectivos.

About the Author

Diário 560
Jornal online especializado em Economia Social

Be the first to comment on "Operadores económicos na ilha do Príncipe estão a aderir ao sistema e-factura"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.