Nova Organização Internacional da Economia Social é apresentada em Bruxelas pela UMP

A apresentação de uma nova organização internacional no âmbito da Economia Social foi o tema central de uma reunião esta semana, em Bruxelas, entre o comissário europeu para o Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, e o presidente da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), Luís Alberto Silva.

No contexto da implementação do plano de ação da Comissão Europeia para o Desenvolvimento da Economia Social, Luís Alberto Silva apresentou ao comissário europeu os objetivos da recém-constituída Organização Internacional da Economia Social (ISEO, na sigla em inglês) e potenciais vias de apoio e cooperação com as instâncias europeias. 

Fundadores da ISEO

Esta nova organização, com sede em Bruxelas, foi constituída recentemente pela UMP (que assume o primeiro mandato), Consorzio Kairos (Itália) e FAN – Força Associativa Nacional (Brasil), com o intuito de agregar todas as entidades da Economia Social e Solidária da Europa, América do Sul, África e Ásia, abrindo portas para organizações da sociedade civil de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Mais apoio a Economia Social

Além da promoção da ESS, a ISEO procurará capacitar essas entidades e apoiá-las na captação de recursos e medidas de apoio existentes, proporcionando uma plataforma para a promoção e defesa dos interesses das associações aderentes a nível internacional.

Nicolas Schmit reconheceu a pertinência da ISEO, propôs e revelou empenhamento na organização de um seminário internacional, que permita aprofundar questões relativas ao setor e explorar sinergias na procura de soluções inovadoras para os desafios sociais e económicos que a União Europeia enfrenta.

Segundo a Comissão Europeia, cerca de 2,8 milhões de entidades da Economia Social na Europa enfrentam desafios diários significativos. Estas entidades têm um papel vital no desenvolvimento sustentável e na inclusão social, contribuindo assim para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores.

Be the first to comment on "Nova Organização Internacional da Economia Social é apresentada em Bruxelas pela UMP"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*