Nobel da Paz atribuído ao bielorusso Bialiatski

O prémio Nobel da Paz foi neste ano atribuído a Ales Bialiatski, um bielorrusso, “que luta pela liberdade e democracia”, escreveu Svetlana Tikhanovskaia numa mensagem publicada na rede social Twitter, poucos minutos depois do anúncio do Comité Nobel Norueguês, em Oslo.

Ales Bialiatski, actualmente preso na Bielorrússia, fundou a organização Viasna (Primavera) em 1996, para ajudar presos políticos e as suas famílias, na sequência da repressão do regime do presidente Alexander Lukashenko.

O galardão foi atribuído ao ativista bielorrusso Ales Bialiatski e a duas organizações de Direitos Humanos: uma russa, a Memorial, e uma ucraniana, a Center for Civil Liberties.

Uma das primeiras reações à distinção foi a da mulher de Ales Bialiatski, Natalia Pintchouk, que afirmou estar muito emocionada, elogiando “o reconhecimento do trabalho” do marido, dos seus colaboradores e da sua organização, em declarações à AFP.

“Fizeram um esforço notável para documentar crimes de guerra, abusos dos Direitos humanos e abuso de poder. Juntos, demonstram a importância da sociedade civil para a paz e a democracia”, segundo o comunicado do Comité Nobel Norueguês.

O Papa Francisco, o ativista russo Alexei Navalny, o documentarista de História Natural britânico David Attenborough, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dissidente bielorrussa Svetlana Tsikhanouskaya e o Tribunal Internacional de Haia constavam entre os potenciais vencedores do galardão.

Igualmente, entre os candidatos ao galardão apontados pelos ‘media’ internacionais, estavam a ambientalista Greta Thunberg, o Governo de Unidade Nacional de Myanmar (antiga Birmânia), formado por opositores ao golpe de Estado ocorrido no ano passado, e os ativistas de Hong Kong Agnes Chow e Nathan Law.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores.

Be the first to comment on "Nobel da Paz atribuído ao bielorusso Bialiatski"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*