Geração Guerreira – Associação Desportiva estende-se a causas sociais

A partir deste Domingo, o DIÁRIO560 vai iniciar uma série de reportagens sobre Cooperativas e Associações Locais do Porto. A nossa colaboradora Filipa dá o ponto de partida.
O Editor

A história da Associação Desportiva começa em Junho de 2006 com um grupo de amigos ex-militares e paraquedistas. Inicialmente este grupo tinha como principal objetivo desenvolver uma equipa de Paintball recreativo, no entanto, ao longo dos anos, a equipa cresceu e o grupo entrou em contacto com realidades desfavorecidas, tanto a nível social como económico. Nasceu assim, em 2010, a atual Geração Guerreira Associação Desportiva com o intuito de promover vários desportos, realizados ao ar livre, nomeadamente: Paintball recreativo, caminhadas, BTT, escalada, entre outros. O objetivo da Associação passa por estender estes mesmos desportos a causas sociais. 

Através de datas especiais, como é o caso do aniversário da Associação, a equipa angaria dinheiro para doar a determinadas causas, podendo-se destacar como mais emblemática o caso da operação ‘Voa Leonor’, uma menina com paralisia cerebral, com encargos financeiros clínicos incompatíveis à sua fa mília. Muitos outros apoios sociais foram realizados através de fundos angariados pelas atividades desportivas desenvolvidas pelos atletas da Associação. 

Poster da Geração Guerreira

Sendo que as atividades são realizadas ao ar livre, uma das preocupações da Associação prende-se com questões ambientais. Esta preocupação reflete-se não só nos materiais utilizados nos jogos, como é o caso das bolas que são biodegradáveis, como nos temas das tertúlias realizadas às sextas-feiras em que surgem questões como: ‘O que é que se pode fazer para ajudar o meio ambiente?’

Através destas tertúlias, em que são discutidos vários temas de diversas áreas, pretende-se criar conscientização não só nos atletas, como também nos sócios da Associação. Para além de promover um ambiente de debate entre todos, surgem também novas ideias para a realização de ações sociais. 

Ação social/ambiental que vai ter início em Maio (Fonte: Augusto Lopes, presidente da Associação)

Apesar da Associação não possuir condições para alagar o seu público, o presidente Augusto Lopes afirma que “um dos grandes focos passar por promover o convívio entre as diferentes camadas sociais da zona das Antas”.

No futuro, a Associação pretende continuar com o mesmo plano de atividades. Apesar dos desportos serem sempre os mesmos, a novidade está presente nas ações sociais que realizam ao longo dos tempos. 

About the Author

Filipa Sousa
Aluna de Ciências da Comunicação na Universidade Fernando Pessoa.