O Fundo Global (FG) vai libertar nos próximos meses 3,5 milhões de Euros a favor de São Tomé e Príncipe para o período 2021 à 2023, anunciou esta semana o ministro da Saúde Edgar Neves, no termo de uma reunião, em São Tomé, por vídeo-conferência com a direcção deste organismo internacional.
A verba anunciada corresponde a 30% indicados para o combate do Covid-19, Paludismo, SIDA e a Tuberculose, assim como o reforço do Sistema de Saúde no país.
Segundo a STP-Press os tais 30% anunciados ainda não estão a disposição do Governo, mas serão efectuadas demarches visando o desbloqueamento até Julho, da primeira tranche no montante de 1,700 mil Euros a serem aplicados nas áreas sociais já anunciadas.
Sabe-se que no âmbito de medidas internas de combate a Covid-19, o País já havia recebido anteriormente do Fundo Global o valor de 400 mil Euros.
A propósito da situação do Covid-19, a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel Santos, anunciou que o País atingiu, nas últimas 24h, 2.267 casos positivos acumulados e 35 óbitos.
(Por Manuel Dênde/STP Press)