Cooperativista fundador da Nortecoop Joaquim Alves Faria faleceu no Porto

Faleceu Joaquim Alves Faria, cooperativista que promoveu cooperativas de habitação e criou a Nortecoop e a Paredescoop, entre outras.

Joaquim Alves Faria nasceu a 20 de março de 1932 e viveu em Castelões de Cepeda e Lordelo, no concelho de Paredes. Atualmente residia em São Mamede de Infesta, em Matosinhos, e tinha casa em Paredes. Fundou a Nortecoop e, em Paredes, criou a Paredescoop, em 1984.

Narciso Miranda, antigo presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, afirma que Alves Faria era um homem “de grande caráter e muito respeitador do contraditório”, além de um “homem de esquerda” que o ajudou “muito nas funções de presidente da Câmara”.

Segundo o presidente da direção do União Sport Clube de Paredes, António Pedro Silva, numa nota na página do clube, o “sempre presente Joaquim Alves Faria”, um dos maiores beneméritos do clube, era um “homem bom e raro”. “A obra que nos deixa é conhecida, mas tudo faremos para que jamais seja esquecida, e que se perpetue no tempo”.

Na vida política, Alves Faria participou na campanha de Humberto Delgado e esteve ligado ao processo que haveria de levar D. António Ferreira Fomes, Bispo do Porto, ao exílio, onde esteve detido por duas vezes.

Após o 25 de Abril, Joaquim Alves Faria fez parte da Comissão Nacional do PRD, pelo qual foi candidato à Câmara Municipal da Maia em segundo lugar da lista e, depois disso, sempre como independente, foi eleito nas listas do Partido Socialista como membro da Assembleia Municipal de Matosinhos e ao executivo da Câmara Municipal de Matosinhos.

Foi ainda fundador da equipa de Hóquei em Patins Nortecoop, que disputou o campeonato Nacional em vários escalões, tendo ainda sido várias vezes campeão nacional em femininos. Do mundo do hóquei em patins, no qual fundou a equipa CD Nortecoop, descrevem-no como o “eterno Avô Faria”. (Com informações de Ana Regina Ramos, do jornal A Verdade)

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.