Tem início nesta segunda-feira 27 de Março, pelas 17h30, e segue até o 25 de Abril a exposição A Casa Dos Livros Proibidos. Os visitantes poderão conhecer ou revisitar algumas das obras proibidas pela censura em vigor durante o período do Estado Novo.
São obras rotuladas como obscenas, libertinas, pornográficas, imorais, subversivas, de propaganda comunista, de ideologia socialista, de incitação à revolta, ataque à religião católica, dentre outras.
A organização está por conta da Casa dos Livros (Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto) e a Cooperativa do Povo Portuense, e apoio do Instituto Antero de Quental. Acompanha a mostra um espaço dedicado à memória, à simbologia e às atividades desenvolvidas pela Cooperativa do Povo Portuense.
“Recordar nestes tempos de luta a esperança, os lugares que preservaram a memória e o
conhecimento é imperativo para todos que não querem ver livros proibidos ou queimados”, afirmou Paulo Jorge Teixeira, em rede social.
A mostra terá lugar no Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto, localizado no Palacete Burmester, à Rua do Campo Alegre 1055, Porto.