Europa regista incêndios florestais recorde este ano

Portugal é o terceiro país da UE com maior área ardida (75.277 hectares), segundo dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS). Este balanço provisório dos incêndios na União Europeia regista um novo recorde. Mais de 660.000 hectares ardidos desde Janeiro, aponta a Espanha em primeiro (246.278 hectares), a Romêmia em segundo (150.528 hectares), e Portugal como o terceiro país com maior área ardida.

Os incêndios devastaram 662.776 hectares de florestas na União Europeia, desde 1 de Janeiro. de acordo com dados atualizados pelo EFFIS, que mantém estatísticas desde 2006, à partir de imagens do satélite europeu Copernicus Atmosphere Monitoring Service (CAMS). O recorde anterior europeu foi em 2017, quando 420.913 hectares tinham ardido até Agosto e 988.087 hectares no total anual, e mais de 400.000 em um único mês.

O ano de 2022 é o mais grave em França dos últimos 16 anos, em grande parte devido a dois incêndios consecutivos em Gironde, no sudoeste do país, com o reforço de bombeiros alemães, austríacos, polacos e romenos.

Na Europa Central, as áreas ardidas são ainda reduzidas em comparação com as dezenas de milhares de hectares em Espanha, França ou Portugal, mas a continuação da seca e do aquecimento global em toda a Europa poderá acentuar a tendência.

O serviço CAMS referiu que a potência radiativa diária total dos incêndios, uma medida da intensidade das chamas, na França, Espanha e Portugal entre Julho e Agosto foi “significativamente maior” do que a média.

Em Espanha, a região da Galiza foi a que mais sofreu com os incêndios desde o início do Verão, com incêndios que continuam, em redor de Ourense. Nos últimos dois dias, já arderam 2.300 hectares de terreno.

Em Portugal, o incêndio que deflagrou no concelho da Covilhã, e no concelho de Celorico da Beira (Guarda) prosseguem a mais de 12 dias no Parque da Serra da Estrela.

About the Author

Diário 560
Jornal online especializado em Economia Social

Be the first to comment on "Europa regista incêndios florestais recorde este ano"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.