Estatuto Editorial

1- O Diário 560 é um órgão de comunicação social exclusivamente digital, constantemente atualizado no sí­tio da internet www.diario560.pt. Trabalha assuntos locais e regionais. Dá ainda destaque a assuntos relacionados com a Economia Social e Solidária, tentando promover e incentivar a prática da leitura.

2- O Diário 560 é um projeto de natureza cooperativa que trabalha em regime de autonomia e independência, que promove a educação e a formação dos seus leitores.

3- O Diário 560 respeita escrupulosamente o Código Deontológico dos Jornalistas, assegurando a qualidade de toda a informação que produz e que divulga junto do seu público.

4- O Diário 560 é concebido por profissionais na área do Jornalismo, que garantem o cumprimento de todas as regras, códigos e condutas inerentes à profissão de Jornalista.

5- O Diário 560 não admite qualquer pressão ou influência externas de cariz político, econômico, social, religioso ou de qualquer outra ordem.

6- O Diário 560 firma com o público uma promessa de rigor, isenção, tratamento escrupuloso de informação, respeito para com as suas fontes e sigilo profissional.

7- O Diário 560 rejeita o sensacionalismo e a mercantilização desmedida e sem escrúpulos da informação, promovendo valores como a verdade, a honestidade, a seriedade e a lealdade para com o público e as suas fontes, trabalhando para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

8- O Diário 560 compromete-se a participar numa busca incessante pela verdade, levando ao público informação rigorosa, credível e verificada pelos seus profissionais.

9- O Diário 560 reserva-se ao direito de produzir opinião própria, quando assim julgar pertinente, desde que o assuma claramente, contribuindo, assim, para uma distinção lúcida entre factos e opiniões.

10- O Diário 560 cumpre com as orientações publicadas nas disposições relevantes em matéria de comunicação social na Constituição da República Portuguesa, no presente Estatuto Editorial e na Lei de Imprensa atualmente em vigor.