Dia Nacional do Mutualismo terá presenças das ministras do Trabalho e da Habitação em Gaia

A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) vai celebrar o Dia Nacional do Mutualismo, a 12 de maio, em Vila Nova de Gaia (no Hotel Solverde, São Félix da Marinha). A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, presidirá à sessão de abertura do evento comemorativo.

A Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, intervirá no encerramento. Um dos pontos altos será a conferência “O Mutualismo numa nova ordem mundial”, em que participarão personalidades como o Comissário Europeu do Emprego e dos Direitos Sociais, Nicolas Schmit (por videoconferência).

Também participam os eurodeputados Pedro Marques (PS) e José Manuel Fernandes (PSD), a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro, moderados pelaa ex-Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Manuela Aguiar. 

“O Mutualismo
numa nova ordem mundial”

O painel debaterá o papel da Economia Social, e do Mutualismo em particular, perante o impacto socioeconómico da guerra na Ucrânia e a conjuntura complexa e de incertezas que o mundo atravessa. A conferência pretende também abordar dois instrumentos fundamentais para a coesão social, como o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e o Plano de Ação Europeu para a Economia Social. 

Código das Associações Mutualistas em discussão

Num outro momento do programa, Guilherme Oliveira Martins, jurista e ex-ministro do governo António Guterres, intervirá sobre o Código das Associações Mutualistas. Em vigor desde 2018, tem suscitado reticências e constrangimentos para os quais o movimento mutualista tem alertado sucessivamente o Governo e o Presidente da República, na esperança da sua alteração.

Durante o evento, ocorrerá a cerimónia de entrega dos Prémios Mutualistas 2023. O Comissário Europeu Nicolas Schmit será distinguido com o Prémio Mutualismo e Solidariedade Internacional. A UMP agraciará ainda o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o Prémio Cidadania e Solidariedade.

A personalidade galardoada com o Prémio Mutualismo e Solidariedade será anunciada no decorrer da cerimónia, que englobará ainda a atribuição dos Prémios Inovar Para Melhorar e Trabalhador do Ano, este último a entregar pelo Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes. 

A UMP irá ainda introduzir o Prémio Costa Goodolphim, que visa premiar a melhor dissertação de Mestrado na área do Mutualismo e Economia Social, homenageando assim o sociólogo (1884-1910), estudioso e ativista do mutualismo, sindicalismo e das causas sociais, precursor dos estudos estatísticos sobre as mutualidades e as organizações da Economia Social.

(Fonte: UMP)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.