Dia Mundial da Língua Portuguesa: veja a programação

A Comunidade dos Países e Língua Portuguesa comemora, desde 20 de julho de 2009, o 5 de maio – Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, instituído pela XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) proclamou esta data como Dia Mundial da Língua Portuguesa, em novembro de 2019.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), no âmbito do programa E4J – Educação para a Justiça, vai assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, celebrado a 5 de maio, com a videoconferência «Educação para a Justiça: promover uma Cultura de Legalidade nos Países e Língua Portuguesa”.

De acordo com o Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Francisco Ribeiro Telles, a iniciativa E4J “constitui um exemplo da importância das parcerias institucionais para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, contribuindo simultaneamente para a afirmação da vertente estratégica e solidária que a Língua Portuguesa pode assumir no mundo”.

Também o Instituto Camões organiza um evento comemorativo do Dia Mundial da Língua Portuguesa, em parceria com a CPLP, a UNESCO e a ONU News, a partir das 12h00 de dia 5 de maio, no canal Camões do YouTube.

O evento vai incluir testemunhos do Chefe de Estado de Cabo Verde e Presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-ministro português, António Costa, do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres e do representante de Portugal na UNESCO, Sampaio da Nóvoa.

“Testemunhos de escritores, desportistas, cientistas, artistas e demais individualidades gravados em vídeo serão igualmente divulgados, procurando dar expressão à dimensão pluricêntrica da Língua Portuguesa. Manuel Alegre, José Ramos-Horta, Mia Couto, Germano Almeida, Maria Manuel Mota, Adriana Calcanhotto, Fernando Pimenta, Flora Gomes, Carminho, Milton Hatoum e o Cardeal José Tolentino Mendonça são algumas das individualidades”, anunciou o Camões, I.P..

Um concerto com os cantores Aline Frazão (Angola), Ivan Lins (Brasil), Teófilo Chantre (Cabo Verde), Manecas Costa (Guiné-Bissau), Stewart Sukuma (Moçambique), João Gil (Portugal), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe) e Zé Camarada (Timor-Leste) encerra o evento, disponível e de acesso público no YouTube.

About the Author

Diário 560
Jornal online especializado em Economia Social

Be the first to comment on "Dia Mundial da Língua Portuguesa: veja a programação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.