Dia Internacional das #Cooperativas será celebrado a 2 de Julho

Por Anca Voinea/Coop News

“Cooperativas constroem um mundo melhor” é o tema do Dia Internacional das Cooperativas deste ano.

Celebrado no primeiro sábado de Julho, o dia anual promove a conscientização sobre o modelo de negócio cooperativo. O tema deste ano é o mesmo do Ano Internacional das Cooperativas, celebrado pelas Nações Unidas em 2012.

Ao escolher este tema, a Assembleia Geral da ONU teve como objetivo destacar a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico, particularmente seu impacto na redução da pobreza, geração de emprego e integração social.

O Dia Internacional das Cooperativas é comemorado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) desde 1923. Em 1995, a ONU também proclamou o primeiro sábado de Julho como o Dia Internacional das Cooperativas para marcar o centenário da criação da ACI.

Desde 1995, o tema do dia é escolhido pelo Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (COPAC), formado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (UNDESA), o Centro de Comércio Internacional (ITC) e o ICA.

A ICA está incentivando cooperativas de todo o mundo a usar o tema deste ano para mostrar como os modelos de negócio centrados no ser humano, inspirados pelos valores cooperativos, estão construindo um mundo melhor. O apex está a preparar uma série de ferramentas para uso das cooperativas em 2002, incluindo um logótipo, mensagens-chave e outros recursos digitais.

“As cooperativas estão respondendo ao chamado do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que alertou que o mundo está ‘à beira de um abismo – e se movendo na direção errada’, e exclamou que ‘para restaurar a confiança e inspirar esperança, precisamos de cooperação, precisamos de diálogo, precisamos de compreensão’”, disse o diretor-geral da ACI, Bruno Roelants.

“Por quase dois séculos, as cooperativas têm puxado nessa direção. Isso foi amplamente destacado no 33º Congresso Cooperativo Mundial, realizado pela Aliança Cooperativa Internacional em dezembro de 2021, que teve o seu foco em como sua identidade compartilhada tem levado as cooperativas a agir para resolver os problemas do mundo.

Mais informações sobre o Dia Internacional das Cooperativas estão disponíveis em www.coopsday.coop.

Na foto, membros da cooperativa espanhola Granissat a promover o Coops Day de 2021.

About the Author

Diário 560
Jornal online especializado em Economia Social