Dia Internacional das Cooperativas comemora-se neste sábado por uma Acção Climática

O Dia Internacional das Cooperativas é comemorado anualmente no primeiro sábado de Julho para aumentar a conscientização sobre as cooperativas e destacar as metas, objectivos e contribuições das Nações Unidas e do movimento cooperativo internacional.

O tema deste ano é Cooperativas para a Acção Climática, cuja hashtag é #Coops4ClimateAction. Nas principais redes sociais será possível acompanhar as actividades em todo o mundo.

O Dia Internacional das Cooperativas é comemorado há 98 anos. Desde que as Nações Unidas reconheceu a luta das cooperativas, o Dia Internacional das Cooperativas da ONU assinala-se há 26 anos.

A Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional das Cooperativas, marcando o centenário do estabelecimento da Aliança, pela resolução 47/90, de 16 de dezembro de 1992.

A cada ano, o tema deste evento é definido por meio da Comitê para a Promoção e o Avanço das Cooperativas (COPAC), uma parceria de várias partes interessadas de instituições públicas e privadas globais, que defendem e apoiam as pessoas e o auto conhecimento. sustentar as empresas cooperativas como líderes em desenvolvimento sustentável.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.