Delegados da Assembleia da OMS querem preparar cidades e centros urbanos para emergências

Em concordância com a necessidade das cidades e ambientes urbanos para que estejam mais bem preparados para responder a emergências de Saúde, os delegados da 75ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) convergiram com uma resolução a pedir mais ação e recursos nesses ambientes únicos.

As cidades e as autoridades locais têm um papel importante na prevenção, preparação e resposta a emergências de Saúde, em parte porque as cidades podem ser especialmente vulneráveis ​​devido à densidade populacional, ao movimento de entrada e saída de pessoas e à vulnerabilidade de algumas comunidades.

Os delegados também aprovaram uma resolução para melhorar as capacidades de ensaios clínicos em todos os países, como um aspecto central do fortalecimento dos sistemas de saúde dos países.

Os ensaios clínicos foram reconhecidos como indispensáveis ​​para gerar evidências de alta qualidade sobre a segurança e eficácia de medicamentos, vacinas e outras intervenções de saúde, o que é fundamental para informar a política de saúde e a prática clínica.

A resolução exige maior eficiência, financiamento, compartilhamento oportuno de dados e resultados, melhor colaboração público-privado e melhor coordenação, bem como estruturas regulatórias e éticas mais fortes nos países.

Durante emergências de saúde pública de interesse internacional, os delegados pediram maior velocidade e transparência na condução e compartilhamento dos resultados dos ensaios clínicos, salvaguardando o bem-estar dos participantes dos ensaios.

O tema da Assembleia da OMS deste ano é “Saúde pela Paz, Paz pela Saúde”. A Assembleia da OMS é realizada anualmente em Genebra, na Suíça, e prossegue até 28 de Maio.

A pandemia de COVID-19 e outras emergências de saúde com alcance internacional destacaram o papel de liderança e coordenação da OMS na resposta a esses eventos. O fortalecimento da preparação e resposta às emergências de saúde é um tema-chave da Assembleia da Saúde. (Fonte: OMS)

About the Author

Diário 560
Jornal online especializado em Economia Social