Debate virtual celebra o Dia Internacional da Diversidade Cultural

Montagem sobre obra de (CC) Mirta Toledo

No próximo dia 21 de maio celebra-se o Dia Internacional da Diversidade Cultural. Para assinalar essa data, será realizado um encontro virtual de associações e colectivos de imigrantes, antirracistas e de defesa dos Direitos Humanos e outros interessados.

Pretende-se debater formas de acção, tendo nomeadamente presente que os efeitos sociais e económicos da actual pandemia colocam novos desafios e dificuldades nos processos de integração de imigrantes e minorias étnicas.

Há ao menos duas propostas a serem debatidas, uma petição para reformar o sistema legal de acolhimento e integração de imigrantes; e uma produção para “dar a conhecer efeitos-demonstração individuais e colectivos de integração da diversidade cultural na sociedade portuguesa”, mediante curtas entrevistas que poderão dar depois origem a um documentário, afirma Paula Cochat, do Centro de Estudos Humanistas.

“A ideia é romper os estereótipos associados ao ‘lugar’ que cabe aos elementos destas minorias na sociedade, mostrando exemplos inspiradores, susceptíveis de vencer resistências pessoais e culturais”, acrescenta Cochat.

Esta reunião virtual será efetuada no próprio dia 21 de maio, às 18h, através da plataforma Zoom. Quem ainda não tiver o software instalado, ou tenha interesse no link de acesso para participar, basta contactar o CEHUM através deste e-mail: cehum.porto@gmail.com

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.