Cooperativismo britânico do Século XIX era considerado um Socialismo radical

O cooperativismo é apenas uma ideia e um movimento entre muitos, o que significa que sempre será objeto de debate e forças históricas externas. Para exemplos modernos, podemos ver os debates atuais sobre a natureza da democracia econômica, discussões sobre o lugar das cooperativas, enquanto o Partido Trabalhista do Reino Unido procura formular uma nova visão; ou os movimentos nos EUA para criar um oitavo princípio cooperativo em resposta aos protestos do “Black Lives Matter”.

Já estivemos aqui antes, século XIX, que trouxe as terríveis desigualdades da revolução industrial, que estimulou o crescimento da cooperação moderna ao lado de outras ideias radicais.

Onde o cooperativismo se situava nesse espectro reformador foi algo muito debatido. Aqui, Peter Gurney, no seu livro “Pensamento Contemporâneo no Socialismo do Século XIX”, apresenta uma série de panfletos, artigos, cartas e discursos que defendem a cooperação como uma força socialista radical.

É um conjunto fascinante de fontes – algumas retiradas do Co-operative News, outras provenientes de nomes britânicos conhecidos, como George Jacob Holyoake, Margaret Llewellyn-Davies e Beatrice Webb (na foto). Eles mostram o pensamento cooperativo radical em vários contextos – religiosos e seculares; sindicalista e socialista. Estes movimentos são discutidos, como a emancipação feminina e – em peça de James Connolly, o republicanismo irlandês.

Gurney espera que isso ajude a corrigir a tendência “dos historiadores da política popular, que tocaram na cooperação [e] a tratam principalmente como um suporte para o liberalismo, uma interpretação legítima, embora parcial”.

Ele cita comentários de 1908 por William Maxwell – ex-presidente da Scottish Co-operative Wholesale Society e então presidente da International Co-operative Alliance (ACI) – dizendo que o cooperativismo era de fato “um socialismo por si só, sem interferência do Estado”.

Leia a íntegra do artigo de Miles Hadfield, da Coop News aqui.

About the Author

Diário 560
Jornal online especializado em Economia Social

Be the first to comment on "Cooperativismo britânico do Século XIX era considerado um Socialismo radical"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.