Há cerca de 30 anos, nascia na Itália a Cooperativa Giovacchini, à partir do processo pelo qual os trabalhadores de uma empresa em risco de encerramento, tomam conhecimento da atividade e se tornam empresários de si mesmos.
O dono da empresa individual, Giovacchini Renzo, por limite de idade, queria se reformar do negócio e “depois de tentar vender a empresa ele propôs a nós funcionários a assumimos”, afirma Irene Martinelli, uma das sócias fundadoras da Cooperativa Giovacchini, em entrevista à Coopbund.
“É preciso armar-se de paciência e muita energia e humildade: tornar-se empreendedor de si mesmo de forma cooperativa é um caminho em que, se você não for cuidadoso, corre-se o risco de recair na antiga dinámica patrão/trabalhador, incompatível com a própria forma cooperativa”, conclui.
Leia a íntegra da entrevista. A Coopbund é uma cooperativa italiana que presta serviços de consultoria, fiscalidade e apoio jurídico a novas cooperativas e #smartcoops (Fonte: Coopbund e Workers Buy Out)
Be the first to comment on "Cooperativa Giovacchini salva empregos e prospera à partir de uma empresa italiana em vias de fechamento"